Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

Cia Fofocas de Teatro é Patrimônio Cultural Imaterial de Barroso

No ano em que completa uma década de história e atividades culturais em Barroso, a Cia Fofocas de Teatro consegue o registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Barroso junto ao IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O processo de registro do grupo foi iniciado no ano de 2019 e passou pela aprovação do poder executivo e do conselho municipal do patrimônio cultural antes de ser encaminhado para a avaliação do IEPHA-MG, o qual aprovou, sem ressalvas e correções, pelo órgão. A Cia Fofocas de Teatro foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial na categoria “Expressões Culturais”.

Um dos fundadores do grupo, Juninho Severo, foi o responsável pela organização documental da Cia Fofocas de Teatro, “com dez anos de atividade já temos muito material comprovatório da importância do nosso grupo para a cidade de Barroso.

Foi necessário um trabalho bem feito para levantamento de evidências como: fotos, filmagens e matérias na mídia. Também realizamos entrevistas com pessoas que conheciam nosso trabalho e passamos um abaixo assinado o qual conseguimos mais de 1000 assinaturas, aproveito para agradecer a todos que colaboraram com este processo e a todos que valorizam a Cia Fofocas de Teatro.