Fofocas de Teatro

No último ano a Prefeitura Municipal de Barroso, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura junto ao Conselho de Municipal de Patrimônio Cultural iniciaram o processo de Registro de Bem Imaterial da Cia. Fofocas de Teatro, sabendo da grande importância do grupo para o munícipio. A Secretária de Turismo e Cultura, Ariane Figueiredo levou aos Conselheiros a importância da aprovação do Registro, através de reuniões, que possibilitou que o grupo através do Gestor Cultural, Juninho Severo, demonstrasse todas as ações criadas e elaboradas pela Cia durante os 10 (dez) anos de história.

Um dos fundadores e responsável pela organização documental para o registro da Cia Fofocas de Teatro, fala sobre a importância do registro, “neste ano que completamos 10 (dez) anos de história este registro como patrimônio cultural imaterial de Barroso vem como um grande presente e também para coroar um trabalho coletivo sempre visando o desenvolvimento da cultura local, são anos de desafios e dificuldades mas nunca deixamos de acreditar na importância da Cia Fofocas de Teatro para nossa cidade. Aproveito para agradecer a todos que colaboraram com este processo e a todos que valorizam a Cia Fofocas de Teatro.” Destaca Juninho Severo, Gestor Cultural do grupo.

Ao lado da Banda Municipal de Música, agora o grupo de teatro barrosense se torna o segundo Patrimônio Imaterial do Município de Barroso registrado, completando 10 (dez) anos em 2020, o registro trás aos artistas muitas possibilidades em futuras ações.

“Em seus 10 (dez) anos de história a Cia. Fofocas de Teatro vem ao lado de muitos artistas barrosenses trazendo entretenimento, alegria e o mais importante, cultura ao município. Nosso ideal sempre foi a valorização da cultura local, seja através da culinária, do artesanato, da música ou teatro. Ter o grupo como Patrimônio Imaterial do Município é mais que um reconhecimento, um compromisso assumido não somente por esta gestão, mas por todas as gestões, logo que conhecemos seu valor.” Destaca Ariane Figueiredo, Secretária de Turismo e Cultura.

Por meio de oficinas, apresentações culturais, o grupo vem se destacando não somente no cenário municipal, mas também mineiro. A Cia ao longo destes 10 (dez) anos tem elaborado atividades como projetos de formação, espetáculos, oficinas para crianças, cinemas itinerantes, festivais, entre várias atividades sociais, assim não só atuando no meio cultural, mas também social, levando educação social e cultural a toda a população.

“Neste cenário ímpar da nossa sociedade, essa notícia vem como mais um presente ao aniversário de 10 (dez) anos da Cia, já nos sentíamos reconhecidos pela população de Barroso e agora com o reconhecimento através do Instituto Estadual Do Patrimônio Histórico E Artístico De Minas Gerais (IEPHA) podemos contribuir ainda mais para a cultura de nossa cidade, agradecemos Prefeitura e a Secretaria pelo reconhecimento e apoio. Se antes fazíamos pelo nosso amor à arte e pela cidade, hoje e a cada dia mais entendo que somos agentes importantes para a formação e lapidação de uma sociedade de respeito, empatia, amor ao próximo e compromisso.” Afirma o Presidente da Cia Fofocas de Teatro, Rixa Neves.

Já para o prefeito Reinaldo Fonseca, é motivo de orgulho não só para a administração, mas para toda a população barrosense, “não só para nós da administração, mas para todos os cidadãos barrosenses é motivo de orgulho. Barroso possui agora mais este Bem que merece sim todo o respeito e cuidado. Espero, enquanto Prefeito Municipal e cidadão barrosense, contribuir ainda mais para o grupo que hoje já é profissional.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *